A nossa escola

A nossa escola
Escola Secundária S. Pedro - Vila Real

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Robótica

O que é a Robótica?






Robótica é um ramo da informática que engloba computadores, robôs e computação, que actualmente trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos eléctricos. As máquinas, pode-se dizer que são vivas, mas ao mesmo tempo são uma imitação da vida, não passam de fios unidos e mecanismos, isso tudo junto concebe um robô.

Como tudo começou...

Ao contrário do que se pensa, o conceito de robô existe na imaginação humana desde tempos remotos, ou melhor, desde dos primórdios da civilização humana. Segundo a antiga mitologia grega, o deus Hefesto construiu o primeiro robot, um andróide gigante de bronze chamado Talos.



Os Gregos também deram alguns contributos práticos para a história da robótica, como o ar comprimido e a canalização da água. Também Leonardo DaVinci contribuiu para a robótica, as suas investigações na anatomia humana permitiu o desenvolvimento das articulações humanas.

O termo 'robótica' foi enunciado pela primeira vez pelo cientista e escritor Isaac Asimov, em 1942, numa história chamada "runaround". Asimov publicou a história "I robot", em 1950, onde propôs a existência das Três Leis da robótica.

A robótica começou a ser desenvolvida nas indústrias com o objectivo de automatizar as tarefas, deforma a melhorar a produção e desempenho das fábricas. Esta revolução mecânica começou no século XVIII, na indústria têxtil, com o aparecimento dos primeiros teares mecânicos. Mas a criação de verdadeiros robots só foi possível com a invenção do computador em 1940.

Quais as leis da Robótica enunciadas por Isaac Asimov?

Curiosidade...


Quem nunca ouviu falar do livro “Eu, robô” recentemente transformado em filme estrelado pelo actor Will Smith? Pois essa obra é considerada um dos marcos da literatura de ficção científica, e serve de base para as idéias sobre robôs até hoje.
Seu criador foi o escritor norte-americano, Isaac Asimov (1920—1992). Em “Eu, robô” ele descreve as famosas leis da robótica.


Vamos colocar aqui um pequeno vídeo que mostra quais as leis:



Áreas onde se pode utilizar a robótica


-Os robôs são utilizados para realizar trabalhos que são muitos pesados, sujos ou perigosos para os seres humanos.
-Outras aplicações incluem a limpeza de lixo tóxico, exploração subaquática e espacial, cirurgias, mineração, busca e regaste e a busca de minas terrestres. Os robôs também estão surgindo nas áreas de cuidados de saúde e entretenimento.
-Os manipuladores industriais possuem capacidades de movimento similares ao braço humano e são os mais comummente utilizados na indústria. As aplicações incluem soldagem, pintura e carregamento de máquinas. A indústria auto motiva é um dos campos que mais se utiliza desta tecnologia, aonde os robôs são programados para substituir a mão-de-obra humana em trabalhos repetitivos ou perigosos.
-Outra forma de robôs industriais é o AGV’s (Veículos Guiados Automaticamente). Os AGVs são utilizados em estuques, hospitais, portos de contêiners, laboratórios, instalações de servidores, e outras aplicações onde o risco, confiabilidade e segurança são factores importantes.



Vamos portanto colocar imagens no nosso blogue, sobre as diversas áreas:



Robótica na indústria






Robótica na medicina





Robótica no desporto


Inteligência artificial e robótica

Sem comentários:

Enviar um comentário

Qual o próximo campeão da Liga Zon Sagres?