O que é a biometria?
Biometria, bio (vida) + metria (medida), é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos. Recentemente este termo também foi associado à medida de características físicas ou comportamentais das pessoas como forma de identificá-las unicamente.
Porquê usar Biometria?
Atualmente, podemos comercializar e administrar informação pessoal assim como informação comercial através de dispositivos como PDAs, telefones móveis ou PCs. Na verdade, esta informação digitalizada está exposta a riscos, como perdas ou roubos, pelo que continuamente se procuram soluções para estes problemas. Como resposta, diferentes tecnologias têm sido desenvolvidas, mas foi a biometria entre todas elas, a que se destacou como a mais fiável, contendo vantagens importantes para quem está à procura da segurança.
Como funciona um sistema Biométrico?
Os aparelhos biométricos funcionam por meio da captura de amostras do ser humano - íris, retina, dedo,rosto, veias da mão, voz e até odores do corpo. Essa amostra é transformada em um padrão, que poderá ser comparado para futuras identificações. A biometria baseia-se na ideia de que alguns traços físicos são exclusivos de cada ser e os transforma em padrões. A técnica foca as chamadas "mensurações unívocas" do ser humano.
Onde pode ser aplicada a biometria?
Atualmente as tecnologias biométricas podem ser empregadas em sistemas de segurança, transações financeiras, controle de acesso a locais restritos, controle de frequencia, acesso em redes corporativas, validação de documentos, autenticação e comprovação de identidade, dentre muitas outras aplicações.
Um pequeno vídeo a explicar as aplicações da biometria:
Várias imagens onde pode ser aplicada a biometria:
Sem comentários:
Enviar um comentário