O que entende por ergonomia?
A palavra "ergonomia" deriva de duas palavras gregas: "ergon" que significa trabalho, e "nomos" significa leis. Hoje em dia, a palavra é usada para descrever a ciência de “conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa”.
Em que sectores pode ser aplicada a ergonomia?
A Ergonomia pode ser aplicada em vários sectores de actividade (Ergonomia Industrial, hospitalar, escolar, transportes, sistemas informatizados, etc.).
Quando trabalhamos com o computador nem sempre mantemos a postura mais correta, por isso vamos explicar qual a postura a ter quando se está à frente de um computador...
Caso isto não seja respeitado, o ser humano pode sofrer várias lesões sendo elas:
· Fadiga: Queda do rendimento e diminuição da capacidade de trabalho. É causada por alteração nas propriedades dos músculos, intoxicação local ou por longas jornadas de trabalho ininterruptas
· Dores nas vistas: O acto de concentrar a atenção durante muito tempo no brilho do monitor causa uma diminuição significativa no piscar de olhos. A superfície da córnea resseca, resultando em irritação, vermelhidão e cansaço dos olhos, fazer paradas frequentes, olhar para objetos distantes várias vezes a cada hora (relaxamento muscular), e piscar os olhos ajuda a relaxar e refrescar a vista (ressecamento) ajudam a relaxar a vista.
· Dores nas costas: Provocada pelo uso de móveis não adaptados à pessoa. Cadeira inadequada é o maior causador de dores nas costas, o encosto da cadeira precisa estar posicionado exatamente na curvatura lombar, fazendo com que a coluna se mantenha apoiada, o encosto também deve ser flexível a ponto de não permitir que o ultilizador escorregue para trás.
Sem comentários:
Enviar um comentário