A nossa escola

A nossa escola
Escola Secundária S. Pedro - Vila Real

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Fontes tipográficas

Fonte tipográfica (Tipo de letra)

Uma fonte tipográfica (também chamada de tipo ou, simplesmente, fonte) é um padrão, variedade ou colecção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo).



Famílias tipográficas
Uma família tipográfica é um conjunto de fontes tipográficas com as mesmas características estilísticas fundamentais, porém apresentadas com variações de espessura, largura, altura e outros detalhes.



                      
                   Fontes com ou sem serifa


Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sem serifa"), também chamadas grotescas (de francês grotesque ou do alemão grotesk). A classificação dos tipos em serifados e não-serifados é considerado o principal sistema de diferenciação de letras.



Tipos de fontes bitmapped e escaladas
       
As fontes são conjuntos de caracteres que podem corresponder a letras, números ou símbolos. Estas são armazenadas em ficheiros de fontes onde são descritas as suas características físicas, ou seja, como vão ser visualizadas no ecrã e impressas. As fontes são identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias.
Designa-se por família um agrupamento de caracteres cujos traços são semelhantes, isto é, com características e detalhes idênticos que se repetem por todos eles.
· As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixeis e, por conseguinte, ao serem ampliadas perdem a qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora especifica, não podendo ser escaladas. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol.

       

·  As fontes escaladas são definidas matematicamente e podem ser representadas para qualquer tamanho se forem requisitadas; contêm informação para construir seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para representarem um aspecto sólido de formas contínuas; podem ser ampliadas sem perder a qualidade das suas formas. Existem 3 exemplos de fontes escaladas: TYPE 1; TRUETYPE e OPENTYPE.





Tipos de letra

Times New Roman


Times New Roman



A Times New Roman é uma família tipográfica serifada criada em 1931 para uso do jornal inglês The Times of London[1][2]. Hoje é considerada um dos tipos mais conhecidos e utilizados ao redor do mundo (em parte por ser a fonte padrão em diversos processadores de texto). Seu nome faz referência ao jornal (Times) e também a uma releitura das antigas tipografias clássicas (new roman).

Curiosidade

Foi o primeiro jornal que foi escrito por este tipo de letra


Garamond




A palavra Garamond refere-se aos tipos originais baseados na escrita de Claude Garamond para sua tipografia em, aproximadamente, 1530.
Actualmente, várias famílias tipográficas são derivadas (ainda que distantes) dos tipos originais de chumbo de Garamond e estão disponíveis para computadores digitais.



Retrato
Arial



                       Arial é uma Família tipográfica sem-serifa, ou seja, um conjunto de fontes (como Arial Bold, Arial Italic, Arial Bold Italic) derivadas da fonte "padrão" Arial (ou Arial Regular). Também pode designar uma fonte específica, a Arial Regular (normalmente não se utiliza o termo "regular" para uma fonte sem negrito, itálico,  condensada ou expandida).
                      

                      A Arial é conhecida entre os designers gráficos pela sua semelhança com um tipo bastante famoso na história do design moderno, a Helvetica da Linotype. No entanto, são comuns as críticas à Arial que atribuem-lhe um papel de "cópia inferior da Helvetica". De fato, porém, a Arial é inspirada no desenho de uma outra fonte, a Akzidenz Grotesk (a qual também serviu de inspiração ao desenho da Helvetica).



sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Aplicações da tabela ASCII

Exemplos da tabela:
Escrevemos o nosso nome e obtivemos a seguinte resposta:


Marina








Rafael









FC Porto





        






             





             







Foram realizados a partir dos seguintes links:











Padrões de codificação de caracteres


Padrões de codificação de caracteres


Uma codificação de caracteres é um padrão de relacionamento entre um conjunto de caracteres, com um conjunto de outra coisa, como por exemplo números ou pulsos eléctricos com o objectivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e a sua transmissão através de redes de telecomunicação.



Exemplos comuns:
-São o código morse que codifica as letras do alfabeto latino e os numerais como sequências de pulsos eléctricos de longa e curta duração.
                                                                                                                                                                                                        OU
-ASCII que codifica os mesmos grafemas do código morse além de outros símbolos através de números inteiros e da representação binária em sete bits destes mesmos números.

Tabela ASCII

Pronuncia-se "asqui ii". A Tabela ASCII (American Standard Code for Information Interchange = Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação) consiste em uma tabela composta por vários caracteres (letras, números, símbolos e comandos).
Existem duas tabelas ASCII: a de 7 bits (com um total de 128 caracteres) e a de 8 bits (com um total de 256 caracteres, que é o padrão estendido incluindo caracteres acentuados).



Várias tabelas de ASCII



Extensão:



quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Recursos de hardware

            Há 4 tipos de recursos de hardware os dispositivo de entrada, de saída, de entrada e saída e de armazenamento.
         
      -Dispositivo de entrada são dispositivos que fornecem dados para operações em um programa, são dispositivos que enviam dados analógicos ao computador para processamento. Exemplos: Teclado, rato, scanner, webcam, microfone e gamepad.








                   -Dispositivo de saída são dispositivos que exibem dados e informações processadas pelo computador. Por outras palavras, permitem a comunicação no sentido do computador para o utilizador. Exemplos: Plotters, monitor, impressora, auscultadores, colunas e projectores de vídeo






-Dispositivo de entrada e saída também designados por dispositivos de Input / Output são: modems, adaptadores de rede, impressora multifunções, Bluetooth , ecrã táctil, fax.








Dispositivos de armazenamento:









Qual o próximo campeão da Liga Zon Sagres?